Ensino de Línguas

Conheça os cursos na área oferecidos pelo CEL - Centro de Ensino de Línguas da Unicamp.

"A abordagem de ensino do CEL é orientada pelo respeito à diversidade linguística, cultural e humana e visa à promoção da compreensão mútua e a boa convivência dela decorrentes. São oferecidas disciplinas das seguintes línguas: alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, Italiano, japonês, português para estrangeiros e russo."


Ver os cursos

Sobre os cursos


O Centro de Ensino de Línguas (CEL) é o órgão responsável por ministrar as disciplinas de línguas da Universidade. Vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Graduação e academicamente ao Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o CEL tem como missão contribuir para a formação do aluno por meio do ensino das línguas estrangeiras, atendendo, prioritariamente, o currículo de Graduação da Unicamp, além de promover a formação de cidadãos e profissionais críticos e atuantes em um mundo pluricultural e plurilíngue. A abordagem de ensino do CEL é orientada pelo respeito à diversidade linguística, cultural e humana e visa à promoção da compreensão mútua e a boa convivência dela decorrentes. São oferecidas disciplinas das seguintes línguas: alemão, espanhol, francês, hebraico, inglês, Italiano, japonês, português para estrangeiros e russo.

No âmbito da extensão universitária, o CEL atende a comunidade interna e externa da Unicamp oferecendo eventos e cursos de línguas através da Extecamp - Escola de Extensão da Unicamp. E ainda, oferece exames de proficiência em língua estrangeira para alguns programas de pós-graduação desta universidade: Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano) e Exame de Proficiência em 4 Habilidades (inglês e francês).

Com um corpo docente qualificado e experiente, o CEL também constitui um espaço de observação e pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de línguas, quer seja para seus próprios docentes, quer seja para alunos de Graduação e Pós Graduação do DLA/IEL.


Os cursos de extensão e especialização oferecidos pela Escola de Extensão da Unicamp são classificados como cursos de modalidade extensão universitária atendendo a norma CEPE 04/2003 - consulte: http://www.pg.unicamp.br. Nossos cursos não atendem a CNE/CES 1 de 8 de junho de 2007 - consulte: http://www.mec.gov.br

Mais detalhes

Lista de cursos

Veja abaixo a lista dos nossos cursos disponíveis. Fique atento aos cursos com inscrições abertas.



A INQUISIÇÃO PORTUGUESA E OS CRISTÃOS NOVOS

Objetivos do curso: Divulgar a importância dos cristãos-novos no Brasil.

A LÍNGUA ITALIANA ATRAVÉS DO CINEMA, DA MÚSICA E DA LITERATURA DO PÓS-GUERRA

Objetivos do curso: Apresentar e discutir elementos da cultura italiana contemporânea: estereótipos, relações sociais e familiares, política, comportamento. Analisar a presença e a importância da linguagem gestual na cultura italiana. Serão focados a partir das obras selecionadas para o curso, tendo como referência o nível intermediário da língua.

ALEMÃO A DISTÂNCIA V

Objetivos do curso: Introdução à língua alemã a partir de um registro não coloquial.

ALEMÃO BÁSICO I

Objetivos do curso: Possibilitar ao aluno seus primeiros contatos com a língua e cultura alemãs, através de textos escritos e falados e da utilização de material de vídeo.

ALEMÃO BÁSICO II

Objetivos do curso: Possibilitar ao aluno contatos com a língua e cultura alemãs, de textos escritos e falados e da utilização de material de vídeo.

ALEMÃO BÁSICO III

Objetivos do curso: Capacitar o aluno a compreender e se comunicar em situações comuns do cotidiano.

ALEMÃO PARA FINS ACADÊMICOS I

Objetivos do curso: Introduzir o aluno ao alemão em contexto acadêmico a) através da sensibilização para fenômenos linguísticos típicos, e b) através do trabalho com gêneros textuais e discursivos relevantes. Desenvolver maior fluência na produção oral e praticar a compreensão oral e escrita. Entender a organização do sistema universitário na alemanha com suas especificidades. Conscientizar sobre diferenças interculturais na comunicação científica.

ALEMÃO PARA FINS ACADÊMICOS II

Objetivos do curso: Consolidar o uso do alemão científico na produção oral e escrita. Expor o aluno a uma ampla gama de gêneros textuais e discursivos da esfera acadêmica. Capacitar o aluno a lidar com diversos textos técnicos da sua área, tanto orais quanto escritos.

ALEMÃO VII

Objetivos do curso: Buscar um refinamento da compreensão e expressão orais e escritas através da ampliação do universo lexical, sintático e textual do aluno.

ALEMÃO VIII

Objetivos do curso: Aperfeiçoar as habilidades de compreensão e expressão orais e escritas, e ampliar o conhecimento lexical através do uso de diversos recursos autênticos.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE ESPANHOL

Objetivos do curso: Favorecer a reflexão crítica dos docentes de ELE em relação à sua prática pedagógica, propiciando assim maior autonomia didático pedagógica; aliar ao bom senso das práticas docentes vivenciadas pelos profissionais de ensino a atualização de um referencial teórico que possa, em grande medida, fundamentar um trabalho condizente com a necessidade de abordar a linguagem numa perspectiva crítica; discutir e analisar pontos relevantes que caracterizam e marcam a especificidade de cada etapa do processo de ensino-aprendizagem e a produção discursiva do aprendiz de ELE, falante de português brasileiro; avaliar materiais didáticos existentes para eventualmente adaptá-los às especificidades de cada realidade pedagógica; oferecer subsídios à competência técnica do docente sob um enfoque segundo o qual tudo pode se transformar em texto e pretexto para a ação pedagógica. Esses subsídios apontarão para a importância da inclusão em sala de aula da dimensão sociocultural na tarefa docente, através dos acontecimentos da atualidade, de textos literários em sala de aula, do elemento lúdico, da multimídia, das manifestações culturais, entre elas músicas e canções, tradições e costumes de diferentes regiões do mundo hispano-falante.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE ESPANHOL II

Objetivos do curso: Aprimorar a reflexão crítica dos docentes de espanhol, desde o ponto de vista da interculturalidade, propiciando assim maior autonomia didático-pedagógica e fundamentos para um trabalho cuja linguagem visa o ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva crítica de sua própria postura sociocultural ante a alteridade sociocultural alvo. O curso, uma vez mais, procura ressaltar a importância da inclusão em sala de aula da dimensão sociocultural na tarefa docente, através dos acontecimentos da atualidade da língua materna para a língua alvo e vice-versa, de textos literários, do elemento lúdico, da multimídia, das manifestações culturais, entre elas músicas e canções, tradições e costumes de diferentes regiões do mundo hispano-falante.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE INGLÊS

Objetivos do curso: Proporcionar aos alunos a possibilidade de melhorar sua qualificação.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE INGLÊS (MÓDULO III)

Objetivos do curso: O curso tem como principal objetivo expandir os conteúdos trabalhados em módulos anteriores (Módulos I e II), abrangendo a reflexão sobre questões pertinentes ao ensino de inglês no âmbito da rede estadual e de escolas particulares, tais como planejamento, avaliação, material didático e procedimentos frente às diferentes habilidades linguísticas, como também à formação docente no que diz respeito à otimização das capacidades físicas para o bom desempenho da profissão.

APRIMORAMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES DE INGLÊS II

Objetivos do curso: Proporcionar aos alunos/professores possibilidades de melhorar sua qualificação.

CONVERSAÇÃO EM JAPONÊS

Objetivos do curso: Ampliar a capacidade de expressão e compreensão oral; Intensificar o estímulo a produções orais; Expandir o nível do repertório linguístico dos alunos; Capacitar o aluno para fazer argumentações e expor ideias sobre temas variados; Oferecer oportunidades de prática de conversação mais livre.

CURSO PREPARATÓRIO PARA EXAME TOEFL

Objetivos do curso: Preparar candidatos ao exame de Toefl que pretendam cursar universidade no exterior. O curso tem por objetivo trabalhar a expansão do conhecimento linguístico a nível lexical, sentencial e textual, visando a preparar o aluno para o exame de proficiência de Toefl.

CURSO PREPARATÓRIO PARA EXAME ZERTIFIKAT DEUTSCH

Objetivos do curso: Sistematizar conhecimentos prévios e preencher eventuais lacunas face às exigências do exame Zertifikat Deutsch; familiarizar os alunos com a dinâmica do mesmo.

CURSO PREPARATÓRIO PARA O DIPLOMA INICIAL DE ESPANHOL - DELE INICIAL

Objetivos do curso: Sistematizar conhecimentos prévios, corrigir eventuais problemas de aprendizagem e preencher eventuais lacunas face às exigências do exame DELE inicial e familiarizar os alunos com a dinâmica do mesmo.

CURSO PREPARATÓRIO PARA O DIPLOMA INTERMEDIÁRIO DE ESPANHOL - DELE INTERMEDIO

Objetivos do curso: Sistematizar e aprofundar conhecimentos prévios, propiciando o desenvolvimento das habilidades e destrezas comunicativas que permitam ao aluno desenvolver-se no ELE (Espanhol Língua Estrangeira). Corrigir eventuais problemas de aprendizagem e preencher eventuais lacunas face às exigências do exame DELE Intermediário e familiarizar os alunos com a dinâmica do mesmo.

DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE VÍDEO

Objetivos do curso: Ampliar vocabulário e melhorar compreensão de textos falados e comunicação oral.

DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE VÍDEO E ÁUDIO (LDTVA)

Objetivos do curso: Ampliar vocabulário com vistas ao aprimoramento da compreensão oral.

ENSINO DE LEITURA EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: NOÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Objetivos do curso: Preparar professores de inglês para ministrar cursos de leitura (inglês instrumental) através de: subsídios teóricos sobre leitura e ensino de leitura; orientação para elaboração de material didático e aulas práticas.

ENSINO DE LÍNGUAS, FORMAÇÃO CIDADÃ E TECNOLOGIA: ARTICULANDO CONCEITOS E PRÁTICAS (MÓDULO I)

Objetivos do curso: Orientado por uma visão situada e discursiva da linguagem (BAKHTIN, 1988 [1934-35]; 2003 [1953]; 2004 [1929]), calcado em uma perspectiva sócio interacional da aprendizagem (VYGOTSKY, 2001; 2003) e embasado nos princípios da Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2000), com vistas à formação cidadã, plurilíngue e pluricultural, por meio da língua estrangeira, na atualidade, o curso tem como principais objetivos: promover reflexões de natureza teórico-prática sobre o ensino-aprendizagem de línguas no Ensino Fundamental e Médio, bem como sobre o papel formativo da disciplina nesse contexto educacional e suas implicações pedagógicas; colaborar para o fortalecimento da autonomia do professor de línguas e de seu letramento crítico diante do ensino e das práticas de linguagem na sociedade contemporânea; criar possibilidades para a análise crítica no que diz respeito às diversas materialidades do processo de ensino-aprendizagem de línguas, bem como à elaboração de planejamentos e materiais didáticos (impressos e digitais) para o contexto educacional indicado; potencializar reflexões acerca da relação entre tecnologia e ensino de línguas e promover condições para o desenvolvimento/fortalecimento do letramento digital do docente/participante do curso, utilizando-se como meio uma plataforma virtual de ensino.

ENSINO DO HEBRAICO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Objetivos do curso: Proporcionar aos professores que ensinam hebraico como língua estrangeira as ferramentas e estratégias necessárias para poder ministrar aulas e ter um melhor domínio da língua (Ampliar a capacidade de expressão e compreensão oral e escrita).

ESCRITA ACADÊMICA EM LÍNGUA INGLESA I

Objetivos do curso: Desenvolver as habilidades básicas de escrita dentro do gênero acadêmico; produzir parágrafos bem estruturados com frases claras e coesas; identificar as características de diferentes gêneros acadêmicos, como resumos, artigos científicos, ensaios simples e relatórios; compreender as expectativas culturais na escrita acadêmica em inglês; utilizar estruturas básicas para melhorar a coesão de modo a garantir uma progressão lógica de ideias no texto.

ESPANHOL AVANÇADO I

Objetivos do curso: Considerando qualquer idioma como um fenômeno social, histórico e político, pretende-se que o aluno sistematize o aprendizado da língua espanhola, desenvolvendo seu olhar crítico diante das diferenças e semelhanças não apenas com relação ao português, mas também entre variantes regionais dessas línguas, diferenças essas que falam da diversidade e riqueza cultural.

ESPANHOL AVANÇADO II

Objetivos do curso: Considerando qualquer idioma como um fenômeno social, histórico e político, pretende-se que o aluno consiga desenvolver seu olhar crítico diante das diferenças e semelhanças não apenas com relação ao português, mas também entre variantes regionais dessas línguas para que, desta forma, possa tanto expressar-se como compreender as diversas manifestações socioculturais e linguísticas da língua espanhola.

ESPANHOL BÁSICO I

Objetivos do curso: Considerando qualquer idioma como fenômeno social, histórico e político, pretende-se que o aluno sistematize o aprendizado da língua espanhola, desenvolvendo seu olhar crítico diante das diferenças e semelhanças não apenas com relação ao português, mas também entre variantes regionais dessas línguas, diferenças que falam da diversidade e da riqueza cultural.

ESPANHOL BÁSICO II

Objetivos do curso: Considerando qualquer idioma como um fenômeno social, histórico e político, pretende-se que o aluno sistematize o aprendizado da língua espanhola, desenvolvendo seu olhar crítico diante das diferenças e semelhanças não apenas com relação ao português, mas também entre variantes regionais dessas línguas, diferenças essas que falam da diversidade e da riqueza cultural.

ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I

Objetivos do curso: Considerando qualquer idioma como um fenômeno social, histórico e político, pretende-se que o aluno sistematize o aprendizado da língua espanhola, desenvolvendo seu olhar crítico diante das diferenças e semelhanças não apenas com relação ao português, mas também entre variantes regionais dessas línguas, diferenças que falam da diversidade e da riqueza cultural.

ESPANHOL INTERMEDIÁRIO II

Objetivos do curso: Considerando qualquer idioma como um fenômeno social, histórico e político, pretende-se que o aluno sistematize o aprendizado da língua espanhola, desenvolvendo seu olhar crítico diante das diferenças e semelhanças não apenas com relação ao português, mas também entre variantes regionais dessas línguas, diferenças que falam da diversidade e da riqueza cultural.

FAMILIARIZAÇÃO COM O PORTUGUÊS DO BRASIL

Objetivos do curso: Proporcionar ao estudante intercambista um contato inicial com o português do Brasil. Oferecer instrumentos mínimos necessários para o uso do português em algumas situações quotidianas de interação oral. Contribuir para a integração do estudante intercambista na universidade e no país de destino, possibilitando alguma reflexão sobre as especificidades sócio históricas e culturais dos contextos em que está inserido.

FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS DE ENSINO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA I

Objetivos do curso: Este curso de formação para professores possui como principais objetivos a capacitação em metodologias de ensino diversas, como o Ensino Comunicativo de Línguas (CLT), Ensino de Línguas Baseado em Projetos (PBL) e Aprendizado Integrado de Conteúdo e Língua (CLIL). A integração de tecnologia também é explorada, proporcionando treinamento no uso de ferramentas digitais para o ensino de idiomas e estratégias eficazes para ambientes virtuais de aprendizado. O curso visa ainda desenvolver competências em avaliação e feedback.

FORMAÇÃO LINGUÍSTICA PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA I

Objetivos do curso: Este curso de formação para professores possui como principais objetivos o aprimoramento abrangente das habilidades linguísticas, enfocando a revisão aprofundada de aspectos morfossintáticos, estratégias para expansão de vocabulário e o desenvolvimento de técnicas para prática e o ensino de pronúncia.

FRANÇA/BRASIL: LÍNGUA FRANCESA EM UM CONTEXTO INTERCULTURAL

Objetivos do curso: Desenvolver a consciência intercultural, permitindo um aperfeiçoamento das práticas discursivas em FLE.

FRANCÊS BÁSICO I

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua francesa através do uso funcional da língua, possibilitando aos alunos alcançarem o nível intermediário de proficiência ao final do Francês Nível VI.

FRANCÊS BÁSICO II

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua francesa através do uso funcional da língua, possibilitando aos alunos alcançarem o nível intermediário de proficiência ao final do Francês Nível VI.

FRANCÊS BÁSICO III

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua francesa através do uso funcional da língua, possibilitando aos alunos alcançarem o nível intermediário de proficiência ao final do Francês Nível VI.

FRANCÊS BÁSICO IV

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua francesa através do uso funcional da língua, possibilitando aos alunos alcançarem o nível intermediário de proficiência ao final do Francês Nível VI.

FRANCÊS BÁSICO V

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua francesa através do uso funcional da língua, possibilitando aos alunos alcançarem o nível intermediário de proficiência ao final do Francês Nível VI.

FRANCÊS BÁSICO VI

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua francesa através do uso funcional da língua, possibilitando aos alunos alcançarem o nível intermediário de proficiência ao final do Francês Nível VI.

FRANCÊS INTERMEDIÁRIO I

Objetivos do curso: Aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer dos três níveis do Curso Básico e, com base nas atuais orientações da didática do FLE (francês como língua estrangeira) apresentar novos conteúdos linguísticos e culturais visando a levar o aluno a uma autonomia cada vez maior. Espera-se que ao final do curso de Francês Intermediário I o aluno tenha condições de sucesso no nível A2 dos diplomas do Quadro Europeu Comum de Referência.

FRANCÊS INTERMEDIÁRIO II

Objetivos do curso: Aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso Básico e do Curso Intermediário I e, com base nas atuais orientações da didática do FLE (francês como língua estrangeira) apresentar novos conteúdos linguísticos e culturais visando a levar o aluno a uma autonomia cada vez maior. Espera-se que ao final do Curso de Francês Intermediário II o aluno tenha condições de sucesso no nível A2 dos diplomas do Quadro Europeu Comum de Referência.

INGLÊS AVANÇADO I

Objetivos do curso: Desenvolver o conhecimento e a habilidade de uso da língua inglesa, enfatizando conteúdo linguístico de nível avançado, reconhecido na área de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira. O curso visa a desenvolver a competência e o desempenho na língua inglesa, a fim de proporcionar melhor qualificação profissional.

INGLÊS AVANÇADO II

Objetivos do curso: Aprofundar o conhecimento e a habilidade de uso da língua inglesa em nível avançado, tornando o aluno proficiente no desempenho oral e oferecendo também subsídios e prática na produção escrita.

INGLÊS BÁSICO I

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem, ao final do Inglês Básico VII.

INGLÊS BÁSICO II

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem ao final do Inglês Básico VII.

INGLÊS BÁSICO III

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem ao final do inglês básico VII.

INGLÊS BÁSICO IV

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem ao final do inglês básico VII.

INGLÊS BÁSICO V

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem, ao final do inglês básico VII.

INGLÊS BÁSICO VI

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem.

INGLÊS BÁSICO VII

Objetivos do curso: Desenvolver a competência comunicativa em língua inglesa através do uso funcional da língua, levando os alunos ao estágio intermediário de aprendizagem ao final deste curso.

INGLÊS INTERMEDIÁRIO I

Objetivos do curso: Ao final dos níveis do Curso Intermediário, o aluno deve ser capaz de * utilizar satisfatoriamente em comunicação oral e escrita, as estruturas básicas e vocabulário adequado para lidar com a maioria das situações que se apresentam no cotidiano. O aluno será capaz de compreender, em textos escritos e falados, as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e se os assuntos lhe são familiares. * "can do descriptors", conforme categorização B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, publicado em 2001.

INGLÊS INTERMEDIÁRIO II

Objetivos do curso: Ao final dos níveis do Curso Intermediário, o aluno deve ser capaz de * utilizar satisfatoriamente, em comunicação oral e escrita, as estruturas básicas e vocabulário adequado para lidar com a maioria das situações que se apresentam no cotidiano. O aluno será capaz de compreender, em textos escritos e falados, as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e se os assuntos lhe são familiares.*"can do descriptors", conforme categorização B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para línguas, publicado em 2001.

INGLÊS INTERMEDIÁRIO SUPERIOR I

Objetivos do curso: Objetivos específicos: (adaptados a partir dos descritores estabelecidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas) - ao final do Intermediário Superior 1, o aluno deverá ser capaz de: compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; comunicar-se com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte; exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

INGLÊS INTERMEDIÁRIO SUPERIOR II

Objetivos do curso: Ao final dos três níveis do intermediário superior, o aprendiz deve ser capaz de*: compreender as ideias principais em textos complexos de diferentes gêneros: vulgarização científica, resumos, descrições, narrações, dissertações. O aprendiz também deverá ser capaz de: participar de discussões técnicas na sua área de especialidade, comunicar-se com certo grau de espontaneidade e conforto com falantes nativos, exprimir-se de modo claro e pormenorizado e defender seu posicionamento sobre uma grande variedade de temas, tanto na linguagem oral como na linguagem escrita. * "can do descriptors", conforme categorização do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, publicado em 2001.

INGLÊS INTERMEDIÁRIO SUPERIOR III

Objetivos do curso: Ao final dos três níveis do intermediário superior, o aprendiz deve ser capaz de*: compreender as ideias principais em textos complexos de diferentes gêneros: vulgarização científica, resumos, descrições, narrações, dissertações. O aprendiz também deverá ser capaz de: participar de discussões técnicas na sua área de especialidade, comunicar-se com certo grau de espontaneidade e conforto com falantes nativos, exprimir-se de modo claro e pormenorizado e defender seu posicionamento sobre uma grande variedade de temas, tanto na linguagem oral como na linguagem escrita. * "can do descriptors", conforme categorização do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, publicado em 2001.

INGLÊS PARA ENGENHEIROS QUÍMICOS I

Objetivos do curso: Desenvolver a produção oral a partir de textos e diálogos da área de engenharia química. Desenvolver a compreensão oral através da audição de músicas populares em inglês. Desenvolver conhecimento lexical específico através da exposição a textos com termos técnicos da área de engenharia química. Aprimorar a pronúncia da língua inglesa através da leitura e repetição dos textos e diálogos do curso. Ensinar as regras de funcionamento da língua inglesa através de exercícios de um livro de gramática.

INGLÊS PARA ENGENHEIROS QUÍMICOS II

Objetivos do curso: Desenvolver a produção oral a partir de textos e diálogos da área de engenharia química. Desenvolver a compreensão oral através da audição de músicas populares em inglês. Desenvolver conhecimento lexical específico através da exposição a textos com termos técnicos da área de engenharia química. Aprimorar a pronúncia da língua inglesa através da leitura e repetição dos textos e diálogos do curso. Ensinar as regras de funcionamento da língua inglesa através de exercícios de um livro de gramática.

INGLÊS PARA ENGENHEIROS QUÍMICOS III

Objetivos do curso: Desenvolver a produção oral a partir de textos e diálogos da área de engenharia química. Desenvolver a compreensão oral através da audição de músicas populares em inglês. Desenvolver conhecimento lexical específico através da exposição a textos com termos técnicos da área de engenharia química. Desenvolver a habilidade escrita através da elaboração de projeto relativo à área de química. Aprimorar a pronúncia da língua inglesa através da leitura e repetição dos textos e diálogos do curso. Ensinar as regras de funcionamento da língua inglesa através de exercícios de um livro de gramática.

INGLÊS PARA ENGENHEIROS QUÍMICOS IV

Objetivos do curso: Desenvolver a produção oral a partir de textos e diálogos da área de engenharia química. Desenvolver a compreensão oral através da audição de músicas populares em inglês. Desenvolver conhecimento lexical específico através da exposição a textos com termos técnicos da área de engenharia química. Desenvolver a habilidade escrita através da elaboração de projeto relativo à área de química. Aprimorar a pronúncia da língua inglesa através da leitura e repetição dos textos e diálogos do curso. Ensinar as regras de funcionamento da língua inglesa através de exercícios de um livro de gramática.

INGLÊS PARA LEITURA I

Objetivos do curso: Capacitar o aluno de Programas de Pós- Graduação para leitura e interpretação de textos de gêneros variados em Inglês.

INGLÊS PARA NEGÓCIOS I

Objetivos do curso: Capacitar o aluno para a utilização da língua inglesa para negócios e prepará-los para os exames internacionais, escrito e oral, do London Chamber of Commerce e o UCLES Business English de Cambridge.

INGLÊS PARA NEGÓCIOS II

Objetivos do curso: Capacitar o aluno para a utilização da língua inglesa para negócios. Prepará-lo para os exames internacionais, escrito e oral, do London Chamber of Commerce e o UCLES Business English de Cambridge.

INGLÊS PRÉ INTERMEDIÁRIO I

Objetivos do curso: Ao final do Pré-Intermediário 1, o aluno deverá ser capaz de: compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata, como por exemplo, informações pessoais e familiares de pouca complexidade, compras e referências ao meio circundante. Comunicar-se em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir-se a assuntos relacionados com necessidades imediatas.

INGLÊS PRÉ INTERMEDIÁRIO II

Objetivos do curso: Ao final do Pré-Intermediário 2, o aluno deverá se capaz de: compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata, como por exemplo, informações pessoais e familiares de pouca complexidade, compras e referências ao meio circundante. Comunicar-se em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.

INTRODUÇÃO À LÍNGUA E CULTURA ITALIANAS

Objetivos do curso: Oferecimento de uma formação inicial em língua italiana - habilidades linguísticas de produção e recepção (oral e escrita), equivalente aos níveis A1 e A2 segundo o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCE) - que permita aos professores participarem de formações continuadas posteriormente. Compreensão de códigos culturais e comportamentais relativos ao quotidiano da Itália atual.

INTRODUÇÃO À LÍNGUA INGLESA

Objetivos do curso: Oferecer ao aluno conhecimentos iniciais de inglês, proporcionando-lhe a aquisição de léxico e fornecendo-lhe um base estrutural elementar, além de familiarizá-lo com as características fonéticas da língua inglesa.

ITALIANO BÁSICO I

Objetivos do curso: Possibilitar ao aluno seus primeiros contatos com a língua e cultura italianas, através de textos escritos e falados.

ITALIANO BÁSICO II

Objetivos do curso: O curso tem como escopo: ministrar conteúdos gramaticais referentes ao nível ll bem como relativos ao uso da língua italiana em situações concretas de comunicação. Levar o aluno à compreensão de alguns códigos culturais e comportamentais relativos ao quotidiano da Itália atual.

JAPONÊS PRÉ-INTERMEDIÁRIO I

Objetivos do curso: Aperfeiçoar as habilidades linguísticas através do contato com diversos níveis de linguagem, como polida, informal, etc, considerando as relações interpessoais.

JAPONÊS VII

Objetivos do curso: Desenvolver as habilidades oral e escrita - capacitar o aluno a usar a língua em situações específicas do cotidiano e trabalhar questões culturais.

JAPONÊS VIII

Objetivos do curso: Desenvolver as habilidades oral e escrita - capacitar o aluno a usar a língua em situações específicas do cotidiano e trabalhar questões culturais.

LEITURA EM FRANCÊS E ASPECTOS DA CIVILIZAÇÃO FRANCESA I

Objetivos do curso: Compreensão escrita e oral da língua francesa de assuntos atuais, técnicos e culturais de países franco fônicos.

LÍNGUA E CULTURA ITALIANA EM SÃO PAULO

Objetivos do curso: Apresentar e discutir elementos da cultura italiana e da italianidade em São Paulo, trazida pelas gerações de imigrantes. Apresentar e analisar elementos da cultura italiana atual. Os objetivos linguísticos e comunicativos serão focalizados a partir das obras selecionadas para o curso, tendo como referência o nível intermediário da língua.

MANDARIM BÁSICO I

Objetivos do curso: Proporcionar ao aluno o aprendizado dos aspectos básicos do mandarim como língua estrangeira dentro de um contexto comunicativo, promovendo o desenvolvimento da habilidade em realizar diálogos simples do cotidiano considerando o aspecto cultural.

PARAGUAI: CULTURA, LÍNGUA, POLÍTICA E SOCIEDADE PARAGUAIA ATRAVÉS DE SUAS NARRATIVAS

Objetivos do curso: - Promover a difusão da língua, literatura e cultura dos países hispano-americanos. - Refletir e romper estereótipos linguísticos, sociais e culturais; - Contextualizar as estratégias narrativas e os procedimentos técnicos de sua estrutura, mais especificamente no contexto de expressão sociocultural da literatura e na conformação da variante linguística paraguaia; - Distinguir a diversidade de tendências críticas e estruturas de visão que se tem dessa sociedade em seu contexto e fora dele; - Conhecer e refletir sobre a relação concreta e a representação simbólica entre o Brasil e o Paraguai.

PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, ESPECÍFICO PARA ADULTOS FALANTES DE LÍNGUA JAPONESA - NÍVEL INICIANTE

Objetivos do curso: Aprendizado do Português como segunda língua, visando possibilitar o acesso a textos variados, levando em consideração a produção oral e escrita dos estudantes.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS I

Objetivos do curso: Nessa disciplina visa-se oferecer ao estrangeiro que se encontra no Brasil a orientação linguística e, complementarmente, alguma orientação sobre aspectos culturais que lhe permitam uma melhor e mais rápida aquisição do português do brasil como nova língua.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS II

Objetivos do curso: A partir de textos contemporâneos explorar o funcionamento de estruturas complexas da língua alvo visando promover o desenvolvimento da competência comunicativa com ênfase na produção e compreensão escrita.

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS III

Objetivos do curso: O curso tem por objetivo a formação de cidadãos que interpretem e produzam textos orais e escritos de diversos gêneros discursivos em língua portuguesa, notadamente cartas argumentativas, editoriais, artigos, textos de divulgação científica e cultural, resenhas, resumos, palestras, comunicações de trabalhos artísticos e científicos. Espera-se que, ao final do curso, os alunos possam ser capazes de i) compreender e produzir textos orais e escritos relativamente longos e linguisticamente complexos; ii) exprimir-se espontânea e adequadamente em cada gênero discursivo, sobre temas complexos e não necessariamente familiares; iii) apresentar e desenvolver uma argumentação suficientemente fundamentada com vistas à construção de um ponto de vista sólido; iv) compreender os diferentes aspectos linguísticos e socioculturais que permeiam a construção dos discursos; e v) compreender o processo complexo da (sua) autoria.

PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL I

Objetivos do curso: Praticar estruturas simples e compostas na modalidade oral e, principalmente na escrita, com ênfase especial nas diferenças entre o português e o espanhol.

PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL II

Objetivos do curso: Praticar estruturas simples e complexas na modalidade oral e, principalmente, na escrita, com ênfase especial nas semelhanças entre o português e o espanhol.

PORTUGUÊS PARA INTERCAMBISTAS I

Objetivos do curso: Desenvolver as quatro habilidades de forma integrada tanto em contextos informais e formais a partir de diferentes situações linguístico-discursivas. Realizar tarefas que envolvam a compreensão e produção de textos orais e escritos em diferentes gêneros. Problematizar e compreender questões socioculturais que permeiam a construção da língua-alvo. Possibilitar a construção de conhecimentos socioculturais.

PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Objetivos do curso: Ao longo do curso, espera-se que o estudante desenvolva: (i) sua capacidade de expressão oral e escrita nos gêneros acadêmicos, (ii) sua capacidade de se posicionar de maneira autoral nesses gêneros no contexto institucional em que estão inseridos, (iii) a consciência dos aspectos linguísticos e socioculturais que permeiam a construção dos discursos nesses espaços institucionais (como diferenças de variedades, de registros e de relações de poder).

PRÁTICAS INTERATIVAS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS

Objetivos do curso: - Promover, através de uma abordagem prática, o aprendizado sobre a promoção da interação mediada por tecnologias. - Ampliar as possibilidades de uso de algumas ferramentas digitais já conhecidas como mediadoras ou promotoras da interação/motivação na aula de língua estrangeira. - Levar os participantes a analisar e debater as estratégias de promoção da interação mediada por tecnologias utilizadas neste curso a partir de sua própria experiência como participante. - Promover a troca de experiências em grupo

PREPARAÇÃO PARA EXAMES I

Objetivos do curso: Preparar o aluno para exames internacionais de nível intermediário superior como: Cambridge First Certificate of English, Michigan, etc.

PREPARAÇÃO PARA EXAMES II

Objetivos do curso: Estender a preparação do aluno para exames internacionais de nível intermediário superior como: Cambridge First Certifite of English, Michigan, etc.

PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA JAPONESA N4

Objetivos do curso: Apresentar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa para os alunos e fazer simulados para que compreendam o tipo de questões que serão cobrados nos testes.

PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA JAPONESA N5

Objetivos do curso: Apresentar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa para os alunos e fazer simulados para que compreendam o tipo de questões que serão cobrados nos testes.

PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM INGLÊS

Objetivos do curso: Produção de textos científicos em inglês com o objetivo de publicá-los.

RUSSO IX

Objetivos do curso: Ampliação da capacidade de expressão e compreensão oral e escrita através do estudo de novas categorias gramaticais; capacitação do aluno para participar de conversas sobre temas variados, tais como relações familiares e profissionais, passeios e viagens.

RUSSO VII

Objetivos do curso: Ampliação da capacidade de expressão e compreensão oral e escrita através do estudo de novas categorias gramaticais; capacitação do aluno para interagir de maneira mais espontânea em conversas sobre assuntos variados, tais como estudos, trabalho, saúde, compras, moda, necessidades e desejos.

RUSSO VIII

Objetivos do curso: Ampliação da capacidade de expressão e compreensão oral e escrita através do estudo de novas categorias gramaticais, capacitação do aluno para participar de conversas sobre temas variados, tais como relações familiares e profissionais, passeios e viagens.

RUSSO X

Objetivos do curso: Ampliação da capacidade de expressão e compreensão oral e escrita através do estudo de novas categorias gramaticais; capacitação do aluno para participar de conversas sobre temas variados, tais como relações familiares e profissionais, passeios e viagens.

RUSSO XI

Objetivos do curso: Ampliação da capacidade de expressão e compreensão oral e escrita através do estudo de novas categorias gramaticais; capacitação do aluno para participar de conversas sobre temas variados, tais como relações familiares e profissionais, passeios e viagens

RUSSO XII

Objetivos do curso: Ampliação da capacidade de expressão e compreensão oral e escrita através do estudo de novas categorias gramaticais; capacitação do aluno para participar de conversas sobre temas variados, tais como relações familiares e profissionais, passeios e viagens

SHODO - CALIGRAFIA JAPONESA

Objetivos do curso: O objetivo do curso é que os alunos possam ter contato com materiais tradicionais do Shodo para conhecer um pouco mais da cultura tradicional japonesa. Será possível aprender a importância da ordem da escrita de cada letra, pois para que a letra tenha um formato equilibrado é importante que seja escrito na ordem correta. Também será possível melhorar a proporção do formado das letras. É também objetivo do curso que os alunos tenham uma noção de como ter um critério sobre a beleza das letras.

SHODO - CONHECENDO A ARTE DA CALIGRAFIA JAPONESA

Objetivos do curso: O objetivo do curso é que os alunos possam ter contato com materiais tradicionais do Shodo para conhecer um pouco mais da cultura tradicional japonesa. Será possível aprender a importância da ordem da escrita de cada letra, pois para que a letra tenha um formato equilibrado é importante que seja escrito na ordem correta. Também será possível melhorar a proporção do formado das letras. É também objetivo do curso que os alunos tenham uma noção de como ter um critério sobre a beleza das letras. Além disso, o aluno poderá experimentar o método “Hiboku” e “Nijimi” que são formas de expressão artística usando ideogramas.

Contato


Escolha uma canal de comunicação e entre em contato com a gente.

H4DOG

CENTRO DE ENSINO DE LINGUAS

jlonde@unicamp.br
+55 (19) 3521-1984
Endereço: R. Cora Coralina, 300 - Campinas/SP