Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNICAMP

O curso de Especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica foi concebido com o objetivo de capacitar profissionais que dirigem e gerenciam funções críticas do processo de inovação. Esses profissionais atuam em organizações cujo valor se cria na capacidade de mobilizar conhecimento e competências tecnológicas para idealizar novos produtos, processos, serviços e negócios. O foco do curso é a interação das estratégias de inovação tecnológica, compreendendo sua dimensão externa, com a estratégia competitiva da organização e as oportunidades oferecidas pelo sistema de CT&I brasileiro, bem como os conceitos, métodos e ferramentas para gerenciar o processo de inovação.

O curso é oferecido pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, com a colaboração de quadros gerenciais de empresas que adotam práticas bem sucedidas e de professores de outras instituições.

Um aspecto marcante do curso é a visão de que a capacidade de inovar exige o desenvolvimento sistemático e articulado de competências e atividades que estão distribuídas entre distintas áreas da organização – P&D, marketing, operações, logística, RH, finanças, planejamento estratégico, sustentabilidade e gestão ambiental e novos negócios. Esse tema é tratado considerando o lado externo da inovação. A realidade competitiva atual tem colocado para as empresas a necessidade de gerenciar de maneira sistemática a inovação aberta, isto é, o recurso a parceiros externos de desenvolvimento tecnológico e inovação, sejam eles clientes, fornecedores, universidades, instituições de pesquisa ou órgãos governamentais. Outro elemento de importância crescente é a atenção das empresas para as mudanças recentes no ambiente institucional, monitorando especialmente os mecanismos, programas e fontes governamentais para o financiamento e alavancagem da inovação. Esse tema é visto no contexto de uma especial ênfase à gestão financeira de projetos e carteiras de P&D e inovação. Vale destacar a intensificação da internacionalização da P&D, que exige do gestor brasileiro e da sua organização competências para a inserção nas redes internacionais. Destaque-se que as organizações buscam na inovação tecnológica a resposta para as demandas crescentes da sociedade, das instituições reguladoras e da concorrência para que sua atuação seja ambiental e socialmente sustentável. Essas diversas dimensões da gestão da inovação apresentam desafios diferentes em distintos mercados e segmentos de negócios.

Nesse contexto, o curso oferece aos alunos conceitos e ferramentas para refletir e atuar sobre essas tendências e para o desenvolvimento e gerenciamento das competências multifuncionais na organização: inteligência competitiva; prospecção tecnológica; gerenciamento do portfólio de projetos tecnológicos e de novos produtos; aquisição e licenciamento de tecnologias; gerenciamento da cooperação com fornecedores, clientes e instituições de pesquisa; gerenciamento de projetos de desenvolvimento de tecnologias e de novos produtos; governança, estrutura e gestão de pessoas em organizações inovadoras; gerenciamento da inovação em serviços; gestão da propriedade intelectual; e avaliação do processo de inovação.



[+] Clique aqui para fazer o download das principais informações da 9ª. edição do curso.


Atenção: o arquivo para download encontra-se no formato pdf (Adobe Acrobat). Para executá-lo é necessário que você tenha instalado no seu computador o software "adobe acrobat reader", fornecido gratuitamente pela Adobe. Caso você não possua, faça o download através do link abaixo.


Adobe Reader

Download
Adobe Reader



EXTECAMP - ESCOLA DE EXTENSÃO

Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar, em frente do RS. Cidade Universitária - Campinas - SP.

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil

(19) 3521-4646 / 3521-4647 | Fax (19) 3521-4645 / 3521-4648

extecamp@extecamp.unicamp.br

www.extecamp.unicamp.br

Siga a Extecamp no Twitter ! - @extecampweb