Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UNICAMP

Diferencial do programa


Concepção e Origem do Curso

O curso de Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica é oferecido pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, o qual se dedica à pesquisa e docência no campo da política e gestão da ciência, tecnologia e inovação (C&T&I) há mais de 25 anos.
Um dos focos de pesquisa do Departamento é a concepção e implementação de estratégias e sistemas de gestão de inovação nas empresas. Os professores e pesquisadores do DPCT têm atuado de forma marcante na construção do ambiente de inovação no Brasil, por meio de sua atividade de docência, pesquisa e consultoria, seja junto a instituições públicas centrais do sistema de inovação, como o MCT, a Fapesp, o CNPq, a Finep e o INPI; seja junto a empresas inovadoras e líderes em seus mercados.


Arquitetura Integral

A arquitetura do curso é integral. Cada módulo é desenhado para atender às necessidades específicas do gestor da inovação. Os módulos compõem um programa que se estrutura sobre o modelo integrado de gestão da inovação tecnológica e cobre as competências e ferramentas mais importantes para o gestor.


Análise das Experiências e Melhores Práticas

O curso se vale da reflexão constante sobre as experiências e práticas das empresas brasileiras, com base na análise de casos e palestras realizadas por profissionais do meio corporativo, sem perder de vista a dimensão da realidade internacional.


O papel do Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação

O LabGETI (Laboratório de Gestão da Tecnologia e Inovação), do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do IGE/UNICAMP, é coordenado pelo Prof. Ruy Quadros. Os seus pesquisadores dedicam-se à pesquisa do processo de inovação tecnológica nas empresas industriais e de serviços, com ênfase na realidade brasileira. As várias dimensões da inovação e seus condicionantes numa economia em desenvolvimento estão no escopo dos estudos do grupo. Os limites e possibilidades da aprendizagem e da inovação na empresa, numa economia periférica e internacionalizada, estão presentes nos trabalhos acerca das estratégias das empresas e suas práticas de gerenciamento estratégico da inovação e da tecnologia. A mensuração e os resultados dos vários aspectos relacionados ao processo de inovação tecnológica também são objeto de estudo do LabGETI”


Networking

O curso permite estabelecer networking com os professores, palestrantes convidados e colegas, ampliando a troca de experiências e relacionamentos profissionais e criando a possibilidade de cooperações futuras.


Ferramenta de Aprendizagem e Apoio ao Curso via Web

O curso também conta com o ambiente de aprendizagem TELEDUC/Unicamp para comunicação horizontal e apoio às atividades individuais e coletivas dos participantes (com portal exclusivo). Clique aqui para saber mais.


Outros Diferenciais que o Curso Oferece

  • Aulas quinzenais, permitindo maior flexibilidade aos alunos.
  • Acesso à biblioteca da Unicamp.
  • Presença da equipe de coordenação em todas as aulas para auxiliar em todas as questões ligadas ao curso.


EXTECAMP - ESCOLA DE EXTENSÃO

Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar, em frente do RS. Cidade Universitária - Campinas - SP.

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - CEP 13083-970, Campinas, SP, Brasil

(19) 3521-4646 / 3521-4647 | Fax (19) 3521-4645 / 3521-4648

extecamp@extecamp.unicamp.br

www.extecamp.unicamp.br

Siga a Extecamp no Twitter ! - @extecampweb