Nota de pesar

A Escola de Extensão lamenta profundamente o imprevisto falecimento da professora Maria Carolina de Azevedo Ferreira de Souza no dia 14 de março de 2017. A professora Maria Carolina foi contratada no ano de 1974 pela Universidade Estadual de Campinas para trabalhar junto ao Centro Técnico-Econômico de Assessoria Empresarial e ainda se encontrava em atividade - mais de 40 anos de dedicação.

Ao longo de sua frutífera carreira, desenvolveu relevantes atividades em ensino, pesquisa e extensão. Suas pesquisas focavam a temática das pequenas empresas e o desenvolvimento local, sua inserção dentro da estrutura produtiva e a dinâmica das aglomerações setoriais de empresas. Sua tese de doutorado obteve o prêmio SEBRAE de melhor trabalho do ano no Brasil.

A professora Maria Carolina participou do grupo de docentes que contribuiu com a institucionalização das atividades de ensino de extensão no final dos anos 80, e que, na gestão do reitor Paulo Renato Costa, levou à criação da Escola de Extensão da Unicamp em 1989. Foi coordenadora de Extensão do Instituto de Economia e representante do IE no CONEX a partir de 1994 até a presente data. Criou os cursos de especialização modalidade extensão em Gestão e Estratégia de Empresas e Marketing Organizacional. Era coordenadora e professora desses cursos até os dias atuais. Suas aulas na graduação, pós-graduação e extensão sempre foram reconhecidas como sendo excelentes por parte de seus alunos.

Orientou com extrema dedicação um grande número de alunos de graduação nos seus trabalhos de monografia e iniciação científica, somando mais de 90 estudos. Na pós-graduação, mais de duas dezenas de dissertações e teses foram orientadas. Será lembrada pelos amigos, colegas e alunos por uma postura de extrema dedicação e competência nos trabalhos desenvolvidos. Respeito e cuidado com aqueles que estavam ao seu redor eram características sempre presentes e marcantes. Não bastassem tais pontos, sólidos princípios éticos em defesa dos princípios da universidade pública sempre a acompanharam.

Prof. Miguel Juan Bacic

Diretor Executivo