EXTECAMP - Escola de Extensão da Unicamp EXTECAMP UNICAMP PREAC

// Notícias

13/12/2013 12:31:18

ARTES VISUAIS, INTERMEIOS E EDUCAÇÃO, curso de especialização do Instituto de Artes abre nova turma para 2014

Diante das tendências de uniformização cultural perpetradas pela globalização, propomos uma especialização em Artes Visuais, Intermeios e Educação, apontando o exercício da sensibilidade como a afirmação de um valor necessário para o desenvolvimento da consciência do ser, um princípio ético que se fundamenta a partir de sua inserção ativa no ambiente sociocultural. Com disciplinas focadas na produção artística contemporânea, o curso propõe a reflexão crítica, a experimentação prática e a pesquisa através de teorias e métodos e suas aplicações, de estímulos ao exercício da percepção e da apreciação estética, de meios conceituais e técnicos para o desenvolvimento das linguagens visuais objetivando a expressão e a criatividade. Entre nossos objetivos fundamentais está o de promover a ampliação de conhecimentos, e também uma atualização profissional. A produção e a fruição artísticas, bem como o exercício da criatividade, devem ser vistas como atividades essenciais ao desenvolvimento integral do ser humano, mensagem que fala à percepção e estimula o juízo crítico.

Detalhes do curso

Disciplinas que compõem o curso:

- Abordagens e procedimentos plásticos
- Arte brasileira
- Cultura da imagem
- Fotografia e imaginário
- História da arte I
- História da fotografia
- Laboratório de criação
- Laboratório de pesquisas bidimensionais
- Laboratório de pesquisas tridimensionais
- Metodologia científica
- Metodologia do processo criativo
- Orientação de conteúdo
- Poéticas digitais
- Teorias da arte
- Arte e comunicação
- Espaço e ocupação: arte contemporânea
- História da arte II
- Intermeios: vídeo-arte
- Pintura híbrida
- Poéticas da imagem
- Fundamentos filosóficos da arte-educação
- Práticas educativas em artes cênicas
- Práticas educativas em música
- Práticas educativas em artes plásticas

Público-alvo:

Docentes e profissionais da área de educação-artística, artes visuais, arte-educação, pesquisadores, artistas plásticos e designers profissionais, profissionais de arquitetura, design, moda, publicidade, comunicação e outras áreas afins.

Inscrições:

28/11/2013 a 26/2/2014.

Oferecimento:

15/3/2014 a 31/8/2015.

Local do curso:

IA/DEPTO MULTIMEIOS, MÍDIA, COMUNICAÇÃO - CAMPINAS - SP.

Carga Horária:

360 horas aulas.

Horário:

Dois sábados ao mês: das 8h55 às 13h05 e das 13h55 às 18h05. Início das aulas: 15/03/014. Aula inaugural: 15/03/2013 às 8h55.

Fale conosco!

E-mail: extecamp@extecamp.unicamp.br.

Telefones: (19) 3521-4646 ou 3521-4647.

Endereço: Av. Roxo Moreira, 1831 - Prédio da Reitoria / Campinas - SP

Quer ampliar o mapa? Clique aqui.

Endereço para correspondência: Caixa Postal 6085 - Campinas/SP - CEP: 13083-970

Horário de atendimento: Das 9:00 às 17:00 h, de segunda à sexta-feira.

#extecamp

UNICAMP PREAC Extecamp