Especialização em COMÉRCIO EXTERIOR Instituto de Economia UNICAMP

Disciplinas

Confira abaixo as disciplinas e suas ementas.


ECO-0721 - ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS / 30hs
Ementa: Fundamentos de economia internacional. A economia internacional e as relações internacionais recentes. A dinâmica dos investimentos externos e comércio mundial. A globalização produtiva e financeira e os impactos nos negócios nacionais/internacionais. Política externa brasileira.

ECO-0723 - NEGOCIAÇÕES E ACORDOS INTERNACIONAIS / 30hs
Ementa: Globalização e regionalismo: conceitos, determinantes, características, impactos e principais agentes. Mercosul: objetivos, determinantes, aparato normativo e institucional, oportunidades, desafios e agenda de negociação atual (integração microeconômica, política comercial, negociações externas, Banco Mercosul de Desenvolvimento, infraestrutura, mercado de capitais, negociações internas e ampliação do Mercosul). Agenda de negociações da Alca: desempenho e indicadores econômicos e sociais comparativos, avaliação dos temas em discussão (acesso a mercado, investimento, serviços, compra de governo, direitos de propriedade intelectual, solução de controvérsias, subsídios, antidumping e medidas compensatórias, agricultura e políticas de concorrência) e possíveis impactos sobre a economia brasileira. Agenda de Negociações Mercosul-União Europeia: desempenho e indicadores econômicos e sociais comparativos, avaliação dos temas em discussão (acesso a mercado e ofertas de listas de desgravação, outros temas), presença e atuação de empresas europeias no Mercosul, avaliação dos possíveis impactos sobre a economia brasileira.

ECO-0725 - COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL / 30hs
Ementa: Conceitos de concorrência e competitividade. Determinantes e indicadores de competitividade (empresariais, estruturais e sistêmicos). Estratégias e padrões de internacionalização: conceitos e estudos de casos de empresas brasileiras de capital nacional e estrangeira. Estrutura e competitividade industrial do Brasil. Setores com vantagens competitivas (derivados de petróleo, mineração e siderurgia, papel e celulose, agronegócios, outros). Setores com deficiências competitivas (bens de capital, petroquímica e complexo químico, têxtil e vestuário, outros). Setores com elevada presença de empresas estrangeiras (automobilística, farmacêutica, eletroeletrônicos, outros).

ECO-0741 - TEORIAS E POLÍTICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS / 30hs
Ementa: Modelos teóricos e relações internacionais. Atores das relações internacionais. Sistema internacional. Realismo. Neo-realismo. Funcionalismo. Liberalismo. Neoliberalismo. Institucionalismo. Marxismo. Construtivismo. Debate contemporâneo. Política internacional.

ECO-0742 - DIREITO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS / 30hs
Ementa: Relações internacionais e direitos humanos. Conflitos e organizações internacionais. Segurança coletiva. Direito ambiental internacional. Relações consulares e diplomáticas. Direito penal internacional. Fontes do direito internacional.

ECO-0743 - SISTEMA MONETÁRIO E FINANCEIRO INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEO / 30hs
Ementa: Padrão ouro. Instabilidade entre as guerras. A ordem de Bretton Woods. O colapso da ordem de Bretton Woods e o capitalismo desregulado. A emergência do padrão dólar-flexível. A globalização do capital. Reformas do sistema monetário e financeiro internacional. Sistema monetário e financeiro internacional pós-crise.

ECO-0745 - ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL CONTEMPORÂNEA / 30hs
Ementa: Os anos dourados do capitalismo. Os processos de liberalização e desregulamentação. Padrões diferenciados de inserção na globalização. O papel dos Estados Nacionais na economia globalizada. “Supercapitalismo” e “capitalismo comandado pelas finanças”. Perspectivas e contradições da economia global contemporânea. As crises dos países em desenvolvimento na década de 1990. A crise global de 2008/09. A crise europeia.

ECO-0746 - RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL / 30hs
Ementa: Histórico das relações econômicas internacionais do Brasil. Inserção da economia brasileira na globalização – análise dos processos de abertura. Inserção comercial. Inserção financeira. Vulnerabilidade externa. Competitividade internacional da economia brasileira.

ECO-0747 - RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA AMÉRICA LATINA / 30hs
Ementa: Histórico das relações econômicas internacionais da América Latina. Inserção da América Latina na globalização – análise dos processos de abertura. Inserção comercial. Inserção financeira. Competitividade internacional da economia latino-americana. Análise de experiências selecionadas do cone sul.

ECO-0748 - POLÍTICA E DIPLOMACIA EXTERNA DO BRASIL / 30hs
Ementa: Diplomacia e política externa no Brasil: formulação, execução e fatores de influência. Política externa brasileira e a questão da soberania nacional. Fatores norteadores da política externa brasileira. Retrospectiva histórica da política externa brasileira. Política externa brasileira nos governos FHC, Lula e Dilma. Relações Brasil-Estados Unidos. Brasil x América Latina. O Brasil e o multilateralismo. Perspectivas.

ECO-0749 - OS BRICS E A NOVA ORDEM ECONÔMICA INTERNACIONAL / 30hs
Ementa: Surgimento dos BRICS na arena internacional. Os relatórios do Goldman Sachs. Crescimento econômico nos BRICS. Regimes de crescimento. Fluxos comerciais. Fluxos de capitais. O Brasil e os demais BRICS. A crise global e os BRICS. Deslocamento da economia mundial em direção aos BRICS. Os BRICS e a governança global.

ECO-0753 - PAZ E SEGURANÇA INTERNACIONAIS / 30hs
Ementa: A paz e a segurança internacionais: conceitos, teoria e história. Conflitos contemporâneos: causas, evolução e consequências. Ameaças contemporâneas: terrorismo, armas químicas, biológicas e nucleares, crime organizado, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, migrações, refugiados, identidade nacional e nacionalismo, miséria, pobreza e iniquidades, proteção e consumo de energia e proteção do meio-ambiente. Interdependência global. Mediação. Cooperação internacional. Governança global. O papel das instituições e das políticas públicas internacionais: experiências selecionadas.



IE / INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP
Endereço: Rua: Pitágoras 353 - CEP 13083-857
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas/SP – Brasil
Fone: (19) 3521-5728 e 3521-5815 / Fax: (19)3289-9669
E-mail: extensao@eco.unicamp.br