Especialização em COMÉRCIO EXTERIOR Instituto de Economia UNICAMP

Disciplinas

Confira abaixo todas as disciplinas do curso e suas respectivas ementas.


ECO-0171 - FUNDAMENTOS DE ECONOMIA PARA TOMADA DE DECISÕES EM MARKETING / 30hs
Ementa: Noções de microeconomia. Oferta e demanda: conceitos, elasticidades, fatores explicativos e equilíbrio. Estruturas de mercado e formação de preços. Competitividade empresarial: dimensões, formas e dinamismo da concorrência. Noções de macroeconomia e finanças. Análise dos agregados sócio-econômicos e implicações no âmbito da gestão das empresas. Conceitos básicos de política fiscal e monetária e os seus impactos no processo decisório das empresas. Sistema financeiro: funcionamento e implicações no âmbito da gestão empresarial.

ECO-0172 - ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS / 30hs
Ementa: Evolução do pensamento em Administração e Princípios da Administração. Funções do administrador. Estrutura organizacional. O funcionamento concreto da gestão empresarial. A empresa em funcionamento. Reestruturação produtiva e mudanças organizacionais

ECO-0173 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING / 30hs
Ementa: Introdução ao planejamento estratégico empresarial, apresentando as principais escolas do assunto e convidando o aluno a ter uma nova reflexão sobre o ambiente dos negócios através do intenso uso de casos de estudo. Estratégia e vantagem competitiva, forças competitivas na indústria. Estratégias competitivas genéricas. Construção da vantagem competitiva: a cadeia e o sistema de valor. Análise da concorrência: movimentos competitivos. Desenvolvimento do mapa estratégico. O pensamento estratégico no empreendedorismo e as organizações que aprendem

ECO-0174 - GESTÃO DE MARKETING ORGANIZACIONAL / 30hs
Ementa: O que é marketing. 4P's e 4A's Evolução do pensamento em marketing. O espaço da função marketing na estrutura da empresa. Segmentação de mercado. Produto e seus componentes: Patentes e registro demarcas. Criação de marcas. Preço. Composto promocional: promoção de vendas, propaganda, publicidade. Distribuição. As diversas etapas do posicionamento em marketing. Marketing de relacionamento. Desenvolvimento de um projeto para lançamento/divulgação de um produto

ECO-0175 - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS / 30hs
Ementa: Desenvolvimento de produtos no contexto de marketing. Conceito de Valor. Fluxo do desenvolvimento de produtos. Fuzzy Front End. Phase Gate. Imitação como solução. Busca de oportunidades. Mapa de oportunidades. Minimum viable product. Crowdfunding. Estratégias competitivas por produtos. Voz do consumidor. Desdobramento de cenas. Matriz de hierarquia. Diagrama de Kano. QFD. Aplicando MVP

ECO-0176 - PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO DA MARCA / 30hs
Ementa: Definição de Marcas. Patrimônio de uma Marca. Posicionamento das Marcas. Estratégias e técnicas de gestão de Marcas. Identidade, Comunicação. Marcas B2B. B2C Valor de marcas.

ECO-0178 - LOGÍSTICA E TRADE MARKETING / 30hs
Ementa: Fundamentos de logística empresarial. Gestão da cadeia de suprimentos. Logística integrada e operações globais. Estratégias de Gestão de Estoque. Estratégias de Armazenagem e Movimentação de Materiais. Estratégias de Transporte e Distribuição. Estratégias de Serviço ao Cliente. Benchmarking da Cadeia de Suprimentos. Funções e dimensão de uma força de vendas. Etapas do processo de venda: da prospecção ao fechamento. Os principais elementos do Sales-mix - sua aplicação à gestão comercial: previsão planejamento e desempenho. Os métodos de previsão de vendas. O plano de vendas: a sua interligação com o Business Plan. Objetivos, estratégias e táticas comerciais. Técnicas de análise e avaliação de performance de vendas. Trade marketing.

ECO-0179 - MARKETING APLICADO AO SETOR DE SERVIÇOS / 30hs
Ementa: Marketing de serviços. Tipos e características dos serviços. Impacto do macroambiente sobre serviços. Implicação das características dos serviços nos programas de marketing. Estratégias de marketing de serviços. Composto de marketing aplicados às empresas de serviços. Configuração do serviço.

ECO-0194 - PLANO DE MARKETING E JOGO DE EMPRESAS / 30hs
Ementa: Posicionamento mercadológico. Estruturação, gestão e controle do sistema de marketing. Estratégia de marketing. Estudos de caso. Plano de marketing: desenvolvimento de um plano estruturado de marketing. Jogo de empresas aplicado a marketing: simulações de decisões em marketing.

ECO-0197 - FINANÇAS EM MARKETING / 30hs
Ementa: A importância da análise financeira no planejamento de marketing. Análise de riscos financeiros. Captação de recursos no mercado. Previsão de fluxos de caixa junto com o planejamento de marketing. Sistema de custeio.

ECO-0221 - MARKETING DE RELACIONAMENTO, ACCOUNT BASED MARKETING E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE SUPORTE / 30hs
Ementa: Marketing de relacionamento: metodologias que permitem entender melhor o cliente atual e potencial, possibilitando a diferenciação entre clientes de diferente valor e a consequente interação de acordo com esses valores. Tecnologias que viabilizam o marketing de relacionamento: CRM em especial, além de outras tecnologias que permitem a melhoria do relacionamento com os vários públicos alvo; Marketing de influência: quem são e como lidar com os atores que influenciam a decisão de compra em processos comerciais longos e complexos. O marketing para grandes contas (account-based marketing): a abordagem do marketing para empresas com foco em poucos, e normalmente grandes, clientes.

ECO-0224 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E PESQUISA DE MERCADO / 30hs
Ementa: Fundamentos do comportamento do consumidor final e organizacional: teorias, aspectos técnicos, culturais e emocionais. Cool Hunting, estilos de vida e tendências. Consumidor Virtual e Marketing 360º. Tipos de pesquisa de mercado e adequabilidade aos propósitos. Critérios de amostragem e impacto da seleção na robustez dos dados obtidos. Inteligência de Mercado. Pesquisa aplicada: aplicação prática dos conceitos, visando o reconhecimento crítico do impacto das principais etapas de um projeto de pesquisa, desde a definição de problemas , hipóteses, objetivos e amostragem/seleção de amostras, às técnicas e cálculos amostrais, tabulação e análise de dados, transformando-os em informações e conhecimento para geração de valor em tomadas de decisões.

ECO-0309 - ORIENTAÇÃO E METODOLOGIA PARA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO / 10hs
Ementa: A pesquisa e suas classificações, método cientifico, definição de um tema, o processo de revisão da literatura, problemas e hipóteses de pesquisa, normas da ABNT, elaboração da monografia.



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