Convivência ética, bullying e afetividade na universidade

O projeto "Saiba Mais", desenvolvido pelo setor de orientação educacional do SAE, realizará uma palestra na próxima semana para discutir as relações interpessoais na universidade.

Convivência ética, bullying e afetividade na universidade

DATA: 11/05/2017 (5ª feira)

LOCAL: Sala 02 do Ciclo Básico I - campus de Barão Geraldo

HORÁRIO: 12h15-13h50

Tratar da questão do bullying e cyberbullying em tempos atuais é um desafio. Um desafio que nos alerta a uma condição de sofrimento de muitos jovens que não sabem como se defender ou outros que não aprenderam a se respeitar uns aos outros, reconhecendo o limite à própria identidade e do outro. Sancionada recentemente em nosso país, a lei antibullying reitera a importância do trabalho com o problema do bullying no âmbito da prevenção nos exigindo assim um esforço para se estabelecer e organizar um programa de prevenção à violência que vai desde a infância à universidade, visto que tais questões de convivência têm também afetado estudantes universitários.

Palestrante: Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia USP e pela Universidade de Genebra, Suíça. Pós Doutorado pela Universidade do Minho - Portugal. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unesp/Unicamp. Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e do Programa de Pós Graduação em Educação pela mesma universidade. Autora dos livros "A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola"; "Perspectiva ética e generosidade"; "A formação da personalidade ética: estratégias de trabalho com afetividade na escola" pela Editora Mercado de Letras. Autora também do livro "Quando a escola é democrática - Um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola" juntamente com Telma Vinha e organizadora da coleção "Cenas do cotidiano escolar" e da coleção "Desconstruindo a violência na escola: os meus, os seus e os nossos bagunceiros" pela mesma editora. Autora de livros de literatura infantil e coordenadora das coleções "Falando de sentimentos", "Os medos que a gente tem", "Bullying: quem tem medo?", "Pode ou não pode?" e da série "Convivência" pela Editora Adonis.

Inscrições através do site: http://www.portal.sae.unicamp.br/index.php/pt/eventos-calendario/inscreva-se

A palestra terá transmissão ao vivo pelo link www.youtube.com (buscar por TV Unicamp ao vivo).