Curso de aperfeiçoamento - 180 horas aulas.

PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO

Desenvolvimento de competências de profissionais da saúde para o planejamento, a implantação, a avaliação e o seguimento de Programas de Promoção da Saúde no Trabalho.

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Sobre o curso


Apresentação

O trabalho é um importante determinante social no processo saúde-doença, podendo produzir agravos relacionados às atividades laborais ou ser uma oportunidade de promoção da saúde. A população economicamente ativa no Brasil é de cerca de 80 milhões (IBGE, 2012), sendo 60% com ocupação formal representando oportunidades para incorporar ações de promoção da saúde no trabalho.

Promover ambientes e processos mais saudáveis e seguros é fundamental para prevenir agravos à saúde relacionados ao trabalho. Além disso, as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) estão cada vez mais presentes entre os trabalhadores, seja relacionada a fatores modificáveis como estilo de vida ou suporte social, seja devido a fatores não modificáveis como o envelhecimento da força de trabalho.

As DCNT são responsáveis por 74% das mortes entre brasileiros, portanto, ações preventivas que alcancem o maior número de pessoas possível, em especial os grupos de maior risco, são importantes no nível de prevenção primária. No Brasil, levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que 21,4% da população tem hipertensão arterial; 6,2% referem diabetes; 17,9% são obesos e 52,5% tem sobrepeso (MS, 2013; VIGITEL, 2014).

Frente a esse cenário, este curso foi desenvolvido com base em experiências práticas e referenciais teóricos, nacionais e internacionais, para contribuir no desenvolvimento das competências requeridas para incorporar e fortalecer práticas de promoção da saúde no trabalho.

Esperamos ter você conosco!


Objetivo

No final deste curso o aluno deverá ser capaz de planejar, implementar, avaliar, manter e aprimorar Programas de Promoção da Saúde no Trabalho.


A quem se destina

Profissionais de saúde, de nível superior completo, interessados na promoção da saúde do trabalhador. Para acompanhar o curso, o aluno deve ter conhecimento básico em tecnologias de informação e comunicação como, por exemplo, aplicativos, mídias sociais e outras ferramentas digitais.

Unidade: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
Pré-requisito mínimo: NÍVEL COMPLETO.
Tipo do curso: APERFEIÇOAMENTO-S
Professor responsável: MARCIA CRISTINA DAS DORES BANDINI


Com a palavra, os Coordenadores



Card image cap

Profa. Dra. Marcia Bandini

"Depois de quase vinte e cinco anos de experiência na área de saúde do trabalhador e promoção da saúde no trabalho, no setor público e privado, ingresso à UNICAMP em 2016, com grande entusiasmo. Procuramos refletir esta experiência e entusiasmo em um programa desenvolvido cuidadosamente para que os alunos possam concluir o curso com um forte embasamento teórico e com a segurança da aplicação prática do conhecimento adquirido. Espero que possamos formar muitos profissionais competentes e comprometidos com a promoção de um trabalho mais saudável para todos".


Currículo

Médica, especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e Associação Médica Brasileira (AMB). Foi voluntária do Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), por cinco anos. Doutora pela Faculdade de Medicina da USP, com a temática da promoção da saúde no trabalho (2000-2007). Foi coordenadora do Módulo de Saúde do Trabalhador do Curso de Especialização em Promoção da Saúde da FMUSP (2004-2006). Trabalhou como gestora de saúde integrada e saúde do trabalhador, implantando programas de promoção da saúde em empresas de diferentes segmentos econômicos. Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT, 2016-2019). Membro da International Commission on Occupational Health (ICOH) desde 2003. Docente da Área de Saúde Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 2016. Colunista da Revista Proteção, com o tema “Trabalho Saudável”, desde 2015.

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Prof. Dr. Alfredo Pina

"Minha intenção é compartilhar os ensinamentos e as vivências obtidos em mais de quinze anos de atuação profissional, tanto na assistência quanto no ensino, para proporcionar um curso inovador, dinâmico, participativo e enriquecido com tecnologias de informação e comunicação. Acreditamos que promover a saúde exige muitos saberes e fazeres, por isso apostamos no trabalho interprofissional e intersetorial para enfrentar os desafios da sistematização de boas práticas em prol da saúde de trabalhadoras e trabalhadores. Desejamos sucesso a todas e todos que nos acompanharem nesta construção coletiva do conhecimento".


Currículo

Enfermeiro. Doutor em Ciências e Mestre em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP). Professor Doutor da Universidade Guarulhos (UNG) e Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP). Especialista em Práticas de Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP-SP). Educador em Saúde Pública do Centro de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP-SP).

Informações extras


Curso de Aperfeiçoamento (180 horas), semi-presencial com aulas quinzenais, alternadas com atividades à distância, apoiadas em tecnologias de informação e comunicação, para o desenvolvimento de competências voltadas para a promoção da saúde no trabalho. O desempenho dos alunos será avaliado de modo contínuo e o certificado será emitido pela Extecamp/UNICAMP, mediante apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e frequência de, no mínimo, 75%.
Os encontros presenciais incluirão aulas dialogadas, atividades práticas, discussões de casos e serão realizados às sextas-feiras, das 19 às 22h, e aos sábados, das 8 às 17h, de acordo com o seguinte cronograma:
  • Março:
    • 09 – Introdução à Promoção da Saúde
    • 10 – Por que promover saúde no trabalho?
    • 23 – Competências para a Promoção da Saúde
    • 24 – Educação e Comunicação em Saúde
  • Abril:
    • 06 – Avaliação em Saúde I
    • 07 – Avaliação em Saúde II
    • 27 – Modelos de Aconselhamento I
    • 28 – Modelos de Aconselhamento II
  • Maio:
    • 11 - Aconselhamento em Alimentação, Atividade Física e Controle do Peso I
    • 12 - Aconselhamento em Alimentação, Atividade Física e Controle do Peso II
    • 25 - Aconselhamento em prevenção e controle do tabaco, álcool e outras drogas I
    • 26 - Aconselhamento em prevenção e controle do tabaco, álcool e outras drogas II
  • Junho:
    • 08 - Inclusão e diversidade nos programas de promoção da saúde do trabalho
    • 09 - Promoção da saúde mental no trabalho.
    • 22 - Planejamento, implementação e avaliação de programas de promoção da saúde I
    • 23 - Planejamento, implementação e avaliação de programas de promoção da saúde II
    • 29 - Apresentação de Projetos
    • 30 - Avaliação de Projetos – aberto ao público
  1. Marco Histórico da Promoção da Saúde. Conferências Internacionais. Determinantes e Condicionantes de Saúde. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e sua relação com o Trabalho.
  2. O Trabalho como determinante social do processo saúde-doença – riscos e oportunidades. Trabalho digno (OIT).
  3. Dados de morbi-mortalidade no Brasil (DataSUS, Vigitel), envelhecimento no trabalho e a importância das doenças crônicas não-transmissíveis. Cenários: atenção primária, empresas e saúde suplementar.
  4. Níveis de prevenção (primária, secundária e terciária) e oportunidades legais como, por exemplo, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
  5. Plano Global de Saúde do Trabalhador (proposta da OMS), Política Nacional de Promoção da Saúde e Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Modelo OMS para ambientes de trabalho saudáveis.
  6. As competências do promotor da saúde e o ‘Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe’ (Comp HP). Possibilidade de mudança, advocacia em saúde, parceria, comunicação, liderança, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação/pesquisa. Conhecimentos, habilidades e valores éticos para o desempenho de ações de Promoção da Saúde no âmbito do trabalho.
  7. Educação em saúde e Educação Permanente; materiais educativos; abordagens em grupos; palestras e campanhas.
  8. Abordagens em saúde; sistematização de ações educativas; comunicação; alfabetização em saúde (health literacy), tecnologias da informação e comunicação em saúde.
  9. Saúde integral e integrada; modelo de gestão OIT, com destaque para o compromisso da liderança e a participação dos trabalhadores. Total Worker Health
  10. Evidências de impactos (revisões sistemáticas); melhoria em imagem (melhores empresas para trabalhar); outros modelos internacionais (ex: modelo canadense para gestão de fatores psicossociais, etc).
  11. Conceitos de terapia comportamental-cognitiva (Skinner, Beck); modelo transteórico (Prochaska); balanço decisório e percepção de auto-eficácia (Bandura).
  12. Engajamento e aconselhamento em grupos e individual; o papel do promotor da saúde e as equipes interprofissionais; metodologia 5A (PANPA).
  13. Dados relacionados ao sedentarismo, sobrepeso e obesidade no Brasil (Vigitel/2016) e mundo (Relatório Organização Mundial da Saúde). Doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), fatores de risco e morbi-mortalidade.
  14. Ferramentas e instrumentos para avaliação da alimentação, atividade física e sobrepeso/obesidade. Intervenções de sucesso – coletivo e individual.
  15. Aconselhamento e orientações para adoção de alimentação saudável, prática de atividade física e controle de peso.
  16. Dados relacionados ao tabagismo no Brasil e mundo (INCA, Vigitel, OMS); o uso do tabaco e seus efeitos sobre a saúde. Estratégias de aconselhamento para cessação de tabagismo
  17. Aconselhamento individual e coletivo para a cessação do tabagismo. Técnicas de acompanhamento.
  18. Dados relacionados ao uso de álcool e outras drogas no Brasil e no mundo; efeitos à saúde relacionados ao consumo de álcool e outras drogas; instrumentos de avaliação do uso de álcool e/ou outras drogas.
  19. Aconselhamento individual e coletivo para o uso de substâncias psicoativas. Técnicas de acompanhamento.
  20. Questões relacionadas à sexualidade, gênero, diversidade e inclusão no trabalho.
  21. Fatores organizacionais e psicossociais relacionados ao trabalho – como reconhecer para intervir. Prevenção do sofrimento e adoecimento mental.
  22. Dados sobre violência no Brasil (doméstica, no trânsito, no trabalho). Como prevenir a violência e os acidentes. Como estimular uma cultura de paz.
  23. Relacionamentos saudáveis em casa e no trabalho. Prevenção do assédio e mobbing. Ferramentas e instrumentos para avaliação de saúde mental. Prevenção do estresse relacionado ao trabalho. Trabalho em turnos, distúrbios do sono, sono reparador e higiene do sono.
  24. Impactos financeiros dos programas de promoção da saúde. Modelo de produtividade (O’Donnell). Modelo AMSO (Awareness, Motivation Skills, Opportunities). Fundamentação teórica do design de programas.
  25. Implantação de Programas de Promoção da Saúde no Trabalho – diagnóstico situacional, design, engajamento de partes interessadas, formação de comitê, comunicação, recursos, indicadores, avaliação e melhoria contínua.
  1. Tutorial Moodle e Quizlet sobre Competências em Promoção da Saúde.
  2. Estudo de campo com fotografia sobre os determinantes sociais de saúde.
  3. Tutorial Popplet e Popplet sobre Ambientes de Trabalho Saudáveis.
  4. História em quadrinhos, animação ou vídeo sobre educação em saúde.
  5. Infográfico sobre possíveis intervenções baseadas em evidências.
  6. Seleção e discussão de um clipe musical que aborde um tema de saúde.
  7. Elaboração de um projeto para planejamento, implementação e avaliação de um Programa de Promoção da Saúde no Trabalho.

Inscrição & oferecimento


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A Extecamp - Escola de Extensão da Unicamp


A Escola de Extensão (Extecamp) é o órgão da Universidade Estadual de Campinas destinado a administrar os cursos de extensão.

Os cursos de extensão são um importante ponto de conexão da Universidade com a sociedade, que dentro do conceito de educação continuada, atendem a um perfil heterogêneo de pessoas. Desde pessoas para as quais estes cursos são a única possibilidade de ter acesso à Universidade até profissionais que procuram oportunidades para reciclar e atualizar seus conhecimentos em áreas específicas.

Os cursos de extensão e especialização oferecidos pela Escola de Extensão da Unicamp são classificados como cursos de modalidade extensão universitária atendendo a norma CEPE 04/2003 - consulte: http://www.pg.unicamp.br. Nossos cursos não atendem a CNE/CES 1 de 8 de junho de 2007 - consulte: http://www.mec.gov.br

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