Em iniciativa inédita, Unicamp publica livro sobre ouvidorias no país

O aprimoramento da cidadania teve contribuição fundamental da atuação de ouvidores enquanto agentes para a consolidação do estado democrático. Ademais, a crescente participação dos cidadãos na administração pública brasileira, com o aumento do acesso à informação e novas formas de controle social, tem colocado as ouvidorias em um momento histórico notável - de construção e consolidação de suas ações. O livro Construindo a Ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas, que a Unicamp acaba de lançar, visa dar contribuição relevante neste cenário.

A iniciativa, inédita entre as universidades brasileiras, é fruto de diversos trabalhos apresentados durante o curso de extensão universitária Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública e Privada no Brasil, realizado pelo Instituto de Economia (IE) em 2008. Na ocasião, ouvidores de instituições públicas e privadas, apoiados em suas próprias experiências, refletiram sobre a história, realidade, limites e desafios das ouvidorias brasileiras. O curso foi formulado pelo IE em parceria com o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) e com a Ouvidoria da Unicamp.

“Existe grande escassez bibliográfica nesta área até porque a atuação do ouvidor é recente no Brasil. Trazer este assunto - de participação da sociedade – para dentro da academia é uma forma de produzir ciência, fazer pesquisa e ter registros da própria história da ouvidoria brasileira”, justificou a ouvidora da Unicamp, Adriana Eugênia Alvim Barreiro. Ela organiza a obra, juntamente com os pesquisadores do Nepp, José Roberto Rus Perez e Eric Passoni. Rus Perez também é docente da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp e coordenador associado do Nepp. “O desejo é que este livro possa ser o primeiro de muitos registros bibliográficos; e que sirva de instrumento de pesquisa, consulta e registro da construção da ouvidoria no Brasil”, completou Adriana Alvim.

Para o advogado José Eduardo Romão, Ouvidor Geral da União, o livro faz muito mais do que contribuir para a construção das ouvidorias no país. “Na verdade, os trabalhos de conclusão do curso Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública e Privada no Brasil, que o constituem, oferecem sólidos fundamentos para o soerguimento da cidadania ativa e, por conseguinte, para a consolidação da democracia participativa nesta terra onde, felizmente, ousa cantar o sabiá”, escreveu ele, na contracapa da obra.

A cerimônia de lançamento acontece na segunda-feira (31), às 10h30, no Cine Olido, em São Paulo. Na data serão celebrados também os dez anos da Ouvidoria Geral do município de São Paulo e da Associação Brasileira de Ouvidores/ombudsman (ABO-SP), que apoia a publicação da obra. O professor da Unicamp Jorge Tápia, falecido no final de 2009, será homenageado durante o lançamento do livro, dedicado a ele. Tápia foi um dos formuladores do curso de extensão sobre ouvidorias do IE. Na cerimônia, ocorrerá também uma palestra sobre direito e cidadania com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Mohamed Habib, às 10 horas.

Confira a matéria na íntegra no link: