Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Tecnologia Social e Desenvolvimento Endógeno na América Latina

Apresentação
Os temas da Economia Solidária, da Autogestão e do Cooperativismo têm sido alvo de crescente interesse por parte de universidades, ONGs, prefeituras, governos estaduais e federais da América Latina que vêm pesquisando, ensinando e reatando seus laços com esse grupo de trabalhadores. Se por um lado há o crescente interesse pela temática da Economia Solidária, por outro, o tema da Tecnologia Social desenvolvida pelos e para os movimentos sociais, ainda está escassamente vinculada a essa temática. Este curso se dirige exatamente a essa lacuna. Se a Economia Solidária vislumbra uma sociedade justa e igualitária, certamente necessitará de uma tecnologia que incorpore estes princípios. Este curso abordará essa questão a partir do pensamento latino-americano de Ciência, Tecnologia e Sociedade e de proposições teóricas recentes, diretamente relacionadas às iniciativas dos trabalhadores associados. Objetivos do curso:

• Refletir sobre os conhecimentos teórico-práticos relacionados à Tecnologia Social na América Latina a partir das experiências dos alunos
• Discutir os limites e as possibilidades da Tecnologia Social a partir de uma perspectiva histórica
• Debater Política Científica e Tecnológica a partir das necessidades dos EES e movimentos sociais

Dinâmica do curso
A carga horária total do Curso (45h presenciais e 45h de atividades à distância) inclui aulas e discussões presenciais, conteúdos e atividades desenvolvidos por meio de um ambiente de ensino-aprendizagem à distância TelEduc, sessões de filmes seguidas de discussão, oficinas presenciais em grupo, palestras, leituras individuais sobre os conteúdos desenvolvidos, impressões de leituras e debates virtuais.

Os encontros presenciais acontecerão uma vez por mês, aos sábados das 9h às 13h e das 14h às 18h na Unicamp. Já as atividades à distância deverão ser desenvolvidas durante o mês no ambiente TelEduc.

Calendário das aulas presenciais: 10/03 - 14/04 - 12/05 - 16/06 - 07/07
Primeira atividade virtual: 05/03/2012 a 11/03/2012

[+] VEJA MAIS DETALHES SOBRE O CURSO.