Fisioterapia aplicada à saúde da mulher: últimos dias para inscrição!

Inscrições pelo site somente até dia 02 de fevereiro de 2012.

Capacitar o especializando a indicar e realizar os procedimentos de fisioterapia nas diversas áreas de Saúde da Mulher, como Obstetrícia, Oncologia e Ginecologia.

Conheças as disciplinas que compõem o curso:

FCM-0291 FISIOTERAPIA APLICADA À ONCOLOGIA
Precauções na infecção hospitalar, anatomia e fisiologia da mama, anatomia do sistema linfático. Oncogênese câncer de mama: métodos de diagnóstico, critérios de escolha de tratamento do câncer de mama. Tratamento cirúrgico do câncer de mama: tipos de cirurgia e complicações. A fisioterapia precoce na oncologia mamária: histórico e operacionalização. Complicações pós-cirúrgicas: linfedema, linfangite e erisipela. Fisioterapia no linfedema, anatomia e biomecânica da cintura escapular/manipulação do ombro congelado. Tratamentos coadjuvantes do câncer de mama. Cuidados da enfermagem ao paciente com câncer. Cuidados paliativos. Aspectos psicológicos da mulher na oncologia. Programa domiciliar de reabilitação física em oncologia mamária. Câncer ginecológico. Atuação da fisioterapia no pós operatório de cirurgias ginecológicas. Assistência médica ao paciente terminal.

FCM-0292 FISIOTERAPIA APLICADA À UROGINECOLOGIA
Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino. Assoalho pélvico: função, disfunção. Incontinência urinária. Exame ginecológico. Anatomia e biomecânica da cintura pélvica. Dor pélvica - avaliação e tratamento. Técnicas cirúrgicas para incontinência urinária/exame urodinâmico. Infecções vaginais. Climatério, endometriose. A sexualidade feminina. Aspectos psicológicos de pacientes com dor pélvica e endometriose.

FCM-0293 FISIOTERAPIA APLICADA À OBSTETRÍCIA
Alterações dos diversos sistemas durante a gestação. Gestação de alto risco/complicações na gravidez. Diabetes gestacional. Exercícios na gravidez: efeitos no feto, riscos e benefícios. Atuação fisioterápica nas gestações de alto risco. Preparação para o parto. Amamentação, aspectos psicológicos na gravidez. Fisioterapia no puerpério.

FCM-0294 ATENÇÃO À MULHER NA UTI
Atenção à paciente com complicações respiratórias: técnicas fisioterapêuticas. Atenção à paciente com complicações respiratórias: ventilação mecânica invasiva. Atenção à paciente com complicações respiratórias: ventilação mecânica não invasiva.

FCM-0295 PEDAGOGIA DIDÁTICA
Os quatro domínios da aprendizagem. Motivação e didática. O plano de aula e a aula. Escolas psicopedagógicas. Como preparar uma aula no computador. Como fazer uma boa apresentação. Gestos e posturas na sala de aula. Ensino e mídia. Avaliação.

FCM-0296 METODOLOGIA DE PESQUISA
Passos para desenvolver um projeto de pesquisa.

Pré-requisito mínimo: SUPERIOR

Tipo do curso: ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA-M

Público-alvo: Profissionais Fisioterapeutas

Professor(a) responsável: ILZA MARIA URBANO MONTEIRO

Professor(es) do curso: ILZA MARIA URBANO MONTEIRO , ANA BEATRIZ FRANCIOSO OLIVEIRA , ANDREA DE ANDRADE MARQUES , BELMIRO GONCALVES PEREIRA , CLAUDIA PIGNATTI FREDERICE , JANICE FRANCO F. DA S. VEIGA , JOAO LUIZ DE CARVALHO PINTO E SILVA , JOSÉ CARLOS CAMPOS TORRES , JOSÉ LUIZ CATALDO , MARCELA PINTO E SILVA , MARIA AMELIA MIQUELUTTI , MARIA JOSÉ NAVARRO VIEIRA , MARIA TERESA PACE DO AMARAL , MARIANA ALMADA BASSANI , MARIANA MAIA FREIRE DE OLIVEIRA , NÉVILLE DE OLIVEIRA FERREIRA , SIMONE POLINNI GONÇALVES , SOPHIE FRANCOISE MAURICETTE DERCHAIN , VERA LÚCIA REZENDE , VIVIANE HERRMANN RODRIGUES.

Inscrições: até 02/02/2012

.. Galeria de Fotos