Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais, profissionais ainda mais capacitados

Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais - alunos concluem o curso

A turma de 2010, teve sua primeira aula no dia 27 de fevereiro de 2010. As aulas ocorrerão aos sábados, das 8h20min às 17h10min e teve seu encerramento em 26/03/2011. O responsável pelo curso é o professor Nelson Luís Cappelli.

Mais sobre o curso

O Curso de Especialização, modalidade Extensão Universitária, em Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais possui um grande conteúdo prático, possibilitando a formação de um profissional adequado às necessidades do mercado.

Durante o curso o aluno utiliza laboratórios didáticos equipados com modernos equipamentos especialmente desenvolvidos para o seu aperfeiçoamento. Nas aulas práticas os alunos serão divididos em grupos de trabalho. Estão disponíveis laboratórios didáticos equipados com:

· Lousa digital interativa e projetor multimídia;
· Modernos recursos computacionais e de rede;
· Controladores lógicos programáveis (CLPs) e aplicativos de supervisão;
· Bancadas didáticas para controle e automação de processos: controle de nível e vazão, acionamento e controle de rotação de motores, controle de temperatura e umidade;
· Braço robótico antropomórfico didático com três graus de liberdade;
· Esteira para transporte e classificação de produtos;
· Aplicativo LabVIEW e placas para aquisição de dados e controle;
· Ambiente integrado MATLAB com recursos de computação numérica, visualização de dados (gráficos 2D e 3D), e linguagem de programação de alto nível baseada em matrizes.

Ementa

Modelagem e identificação de sistemas dinâmicos. Análise e projeto de sistemas de controle. Ferramentas computacionais para simulação de processos dinâmicos. Sistemas digitais. Automação e controle discreto. Sensores e atuadores digitais. Controladores lógicos programáveis. Sistemas supervisórios e redes industriais de comunicação. Instrumentação virtual. Programação e interfaceamento hardware / software. Inteligência artificial. Projeto aplicado de automação e controle de processos.

Objetivos

O curso de especialização, modalidade extensão universitária, em Automação e Controle de Processos Industriais e Agroindustriais tem por objetivo a capacitação multidisciplinar, teórica e prática de profissionais para atuar no desenvolvimento de soluções para análise e projeto de sistemas de automação e controle de processos industriais e agroindustriais.

O grande diferencial do curso é que trata-se de um projeto integrado às reais necessidades do mercado. Este novo conceito, com grande conteúdo prático, propiciará ao aluno uma formação profissional em consonância com os requisitos do mercado, permitindo ao egresso acompanhar as constantes evoluções da área de automação e controle de processo. Durante o curso o aluno utilizará laboratórios didáticos equipados com modernos equipamentos especialmente desenvolvidos para o seu aperfeiçoamento.

Público alvo

Profissionais de nível superior formados em Engenharia e Tecnologia nas áreas Agrícola, Elétrica, Computação, Mecânica, Mecatrônica e afins.

Próxima turma...

Clique aqui e cadastre-se para ser informado sobre um nova turma.

Autor: FEAGRI - Faculdade de Engenharia Agrícola