Especialização em Engenharia da Qualidade abre inscrições para a sua 20ª turma

As inscrições para a especialização encerram dia 17 de fevereiro. O início das aulas será dia 5 de março na Faculdade de Engenharia Mecânica.

O curso de Especialização em Engenharia da Qualidade visa contribuir para a preparação de profissionais de nível superior da área de Ciências Exatas, Tecnológicas e Administrativas, em assuntos da Tecnologia e da Administração dos "Sistemas da Qualidade", por meio de treinamento em métodos administrativos, estatísticos e tecnológicos aplicáveis aos diferentes setores da produção, particularmente da produção industrial. O quadro técnico e gerencial das empresas tem a necessidade de ser constantemente aprimorado por meio da realização de Cursos, com enfoque conciliador entre a necessidade de obter informação da natureza operacional e a conveniência de analisar cientificamente a atividade produtiva para enfrentar novas situações e desafios. A Qualidade é uma variável importante para ser estudada nas empresas preocupadas com o seu desenvolvimento e com a sua inserção em mercados nacionais e internacionais. O tratamento racional e científico dos métodos operacionais adotados para conceber, controlar, produzir e manter a qualidade dos produtos e serviços precisa ser estudado e adaptado às condições das empresas. A experiência em ciências aplicadas, acumulada pela Faculdade de Engenharia Mecânica, associada ao conhecimento operacional desenvolvido no ambiente das empresas colaboradoras com os programas de ensino e pesquisa, permite estruturar um Curso moderno e adequado às necessidades das empresas. A equipe de professores formada reflete a reunião dessas características. Alem do mais, a introdução do método de ensino a distância, utilizando o Sistema TelEduc desenvolvido pela UNICAMP, para quatro disciplinas semipresenciais permitirá a gradativa familiarização com uma tecnologia de informação de utilização crescente no processo de ensino-aprendizagem.

Professor Responsável: ETTORE BRESCIANI FILHO, Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP

Professores do curso:

Instituição/Unidade

Titulação

Eugênio José Zoqui

Íris Bento da Silva

José Antonio Olmos

Mestre

Sidnei Ragazzi

Mestre

Sérgio Tonini Button

Vivaldo Antonio Fernandes Russo

Engenheiro

CARGA HORÁRIA: 360 horas-aula (correspondentes às 12 disciplinas do curso).

PÚBLICO ALVO: Profissionais de nível superior de todas as áreas.

PRÉ-REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Cópia autenticada do diploma de graduação, do CIC, do RG, 2 fotos 3x4 e ficha de matrícula

CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO: freqüência mínima às aulas em cada disciplina 80% (oitenta por cento); nota mínima em cada disciplina 7,0 (sete); apresentação de monografia com nota mínima 7,0 (sete).

ELENCO DE DISCIPLINAS (30 horas aula cada uma):

Sigla

FEM 1012

Elaboração de Monografia sobre Qualidade II

Ettore

Observação para as Disciplinas com Aulas Semipresenciais: essas disciplinas são ministradas com 04 aulas presenciais de 02 horas cada, no horário: 19-21h, com um total de 08 horas de aulas; e são ministradas também com aulas virtuais equivalentes a 22 horas de aula, por meio do Sistema Teleduc, utilizando as técnicas: avisos, material de apoio, fórum e correio eletrônico. A avaliação do aluno é feita com base em trabalho individual nos casos das disciplinas Fundamento da Engenharia da Qualidade, e Gestão e Modelagem de Processos; com base em um projeto de monografia (orientada pelo professor da disciplina) no caso da Disciplina de Elaboração de Monografia I; e com base em uma monografia (orientada pelos professores do curso) no caso da Disciplina de Elaboração de Monografia II.

Observação para as Disciplinas com Aulas Presenciais (para cada uma das demais disciplinas): essas disciplinas são ministradas com 10 aulas presenciais de 03 horas cada, no horário: 19h-10h15, com intervalo de 15 minutos, com um total de 30 horas de aulas. A avaliação do aluno é feita com base em um trabalho individual final e em uma prova final correspondente ao programa da disciplina.

Observação para a Seqüência das Disciplinas: as disciplinas não precisam ser cursadas na seqüência indicada na Tabela de Elenco de Disciplinas, a não ser a disciplina Elaboração de Monografia I que precisa ser cursada antes da disciplina Elaboração de Monografia II, mas não obrigatoriamente no mesmo ano. Contudo recomenda-se que o aluno procure cursar as disciplinas na seqüência indicada.

MÓDULOS

1ºMódulo: Disciplinas – FEM 1001, FEM1002, FEM1003

2ºMódulo: Disciplinas – FEM 1004, FEM1005, FEM1013

3ºMódulo: Disciplinas – FEM 1007, FEM1006, FEM1011

4ºMódulo: Disciplinas – FEM 1009, FEM1010, FEM1012

[+] Veja o arquivo com mais informações sobre o curso.