A ÉTICA DOS CONTOS DE FADAS

Pretendemos compreender a orientação ética que emerge da prática da leitura literária, discutir a representação do feminino e do masculino em alguns contos e, por fim, realizar algumas distinções conceituais (maravilhoso, fadas e fantástico) com o intuito de entender os modelos narrativos que se apresentam ao leitor.

O que é um conto de fadas? Essa pergunta desafia ainda hoje vários estudiosos das humanidades. Críticos literários, antropólogos, historiadores e psicólogos investigam a origem, o significado e a finalidade dessas narrativas que encantam gerações de leitores e que são transpostas para diversas linguagens, como, por exemplo, o cinema e o livro ilustrado. Na base dessas perguntas, próprias ao ofício de quem se dedica aos estudos literários e humanísticos, reside a mais vital de todas: como produzimos sentido para a experiência humana? A arte de narrar, impecavelmente presente nesse gênero literário, encena de modo dramático, também às vezes cômico, aquilo que o psicanalista Bruno Bettelheim chamou de “a luta pelo significado”.

O curso de extensão “A ética nos contos de fadas”, sob a responsabilidade do Prof. Marcos Lopes (IEL/Unicamp) e do jornalista e escritor Nilson Ribeiro, pretende ser uma oportunidade de reflexão sobre o gênero do fantástico e do maravilhoso. Também deseja pensar como tais narrativas constroem cenários imaginários de escolhas éticas, que repercutem na produção de um espaço subjetivo para os leitores.

Inscrição abertas até 14 de outubro de 2016 Período de realização do curso: 15/10 a 17/12/2016

Local: Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp

Outras informações e inscrições em: http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%8Eg%D5%C2%5E%E0%DE%9A&of=%F7%12%AB