Curso de Reabilitação aplicada à neurologia infantil completa 9 anos e abre inscrições para 10ª turma.

O curso de especialização, modalidade extensão universitária, coordenado pela Profª Silvia M. Ciasca possui 364 horas e possui 60 vagas para novos alunos: Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Educadores Físicos.

O curso de especialização, modalidade extensão universitária, coordenado pela Profª Silvia M. Ciasca possui 364 horas e 60 vagas para novos alunos: Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Educadores Físicos.

O objetivo de aprofundar os conhecimentos teóricos obtidos na graduação numa visão interdisciplinar, a especialização em sua ementa apresenta os seguintes tópicos: Normas de funcionamento, a arte e a neurologia infantil. Embriologia do sistema nervoso e do sistema músculo esquelético. Pedagogia e didática. Metodologia da pesquisa científica. Bioestatística. Bases neuroanatômicas do sistema nervoso. Neurofisiologia. Neuroplasticidade. Plasticidade do sistema músculo esquelético. Noções gerais de biomecânica. Neuroimagem. Exame neurológico, encefalopatias crônicas. Encefalopatias progressivas. HIV na infância. Doenças neuromusculares. Epilepsia na infância. Distúrbios genéticos. Tumores do SN na infância. Abordagem cirúrgica de TU. Hidrocefalia, espinha bífida e TCE e TRM. Cirurgias na PC. Órteses. Adequação postural em cadeira de rodas. Distúrbios do movimento. Toxina botulínica. Abordagem terapêutica após toxina botulínica. Funções corticais superiores. Aspectos funcionais do desenvolvimento. Abordagem neuroevolutiva do lactente. Neurociência aplicada à reabilitação. Controle motor. Integração sensorial. Métodos e técnicas de avaliação. PEDI, GMFM, school function. Visão subnormal. Prematuridade e fatores de risco. Estimulação precoce na fisioterapia. Estimulação precoce na terapia ocupacional. Abordagem fisioterápica do tratamento neuroevolutivo. Reabilitação funcional. Estimulação elétrica em MMSS e MMII. Marcha humana e seus desvios. Avaliação e laboratório de marcha. Hidroterapia. Equoterapia. Motivação no processo terapêutico. O brincar como recurso terapêutico. Trabalho de iniciação científica. Discussão de casos clínicos em neurologia infantil.

Informações para inscrições:

Inscrições: 13/12/2011 a 15/4/2012

Oferecimento: 27/4/2012 a 23/3/2013

Local do curso: COMPLEXO DE SALAS DE AULA - FCM-UNICAMP

Carga Horária: 364 horas totais.

Horário: SEXTAS FEIRAS DAS 18 ÀS 22 H E SÁBADOS DAS 07 H 30 MIN ÀS 18 H, QUINZENALMENTE.

Investimento: 13 PARCELA(S) DE R$ 483,74 ATRAVÉS DE BOLETO BANCÁRIO.